Dezembro

Bridgestone irá mostrar a sua visão para a Mobilidade Sustentável no CES 2023

Resumo
  • A Bridgestone vai demonstrar a sua visão de mobilidade sustentável através da viabilização da circularidade dos materiais, desempenho do produto e serviços on-demand para a mobilidade pessoal e de frota.
  • A presença da empresa no CES 2023 está centrada em torno de três temas-chave: reciclagem de pneus e borracha natural renovável, "Smart Corner" – pneus e molas pneumáticas ligados digitalmente para VE, e uma experiência de concierge digital para gestão de veículos pessoais e de frota.
  • No CES 2023 será a primeira vez que a Bridgestone irá mostrará a sua visão para todo o ciclo de vida do produto – desde o fabrico à propriedade até ao material em fim de vida circular – como uma demonstração do Compromisso Bridgestone E8 e de se tornar uma Empresa de Soluções Sustentáveis.

A Bridgestone irá mostrar a sua visão abrangente para a mobilidade sustentável na Feira de Eletrónica de Consumo 2023 em Las Vegas, de 5 a 8 de janeiro. A presença da empresa no CES 2023 está centrada em torno de três temas-chave:

·         A borracha natural renovável e a reciclagem de pneus: Guaiúle é uma borracha natural derivada de arbustos do deserto nas regiões áridas dos EUA e do México, e a Bridgestone está a co-desenvolver tecnologias de reciclagem de pneus como parte da sua INICIATIVA EVERTIRE.

·         "Smart Corner" – pneus ligados digitalmente e suspensões pneumáticas para VE: o desempenho, eficiência, segurança e conforto dos veículos são melhorados através de pneus com sensores e molas pneumáticas.

·         Concierge digital para a gestão de veículos pessoais e de frota: os proprietários e operadores de veículos estão dotados de ferramentas de gestão de veículos online, ao estilo de concierge, para prestar serviços aos seus veículos dentro dos prazos.

A garantia de mobilidade sustentável requer cada etapa da vida útil do pneu e do produto de borracha – desde o fabrico e propriedade até à manutenção e ao material em fim de vida circular – para considerar os processos e ferramentas mais responsáveis para cada etapa. No CES, a Bridgestone irá demonstrar a sua visão da propriedade de pneus e experiência de gestão de veículos de ponta a ponta com o objetivo final de um transporte neutro em carbono no futuro.

Fazer um Pneu Mais Sustentável

A Bridgestone comprometeu-se com o objetivo de aumentar a utilização de materiais reciclados e renováveis para 40% dos seus recursos até 2030 e alcançar o objetivo de utilizar 100% de materiais sustentáveis até 2050. No CES, a empresa irá mostrar vários elementos-chave do seu objetivo de uma economia sustentável e circular de pneus.

Uma fonte alternativa renovável de borracha natural, a guaiúle, produz borracha natural com propriedades iguais às derivadas da hevea. A guaiúle é um arbusto do deserto nativo de regiões áridas dos EUA e do México e requer menos 40% de água do que as culturas como a alfafa e o algodão, cultivadas hoje em dia no sudoeste americano. A empresa investiu cerca de 100 milhões de euros no desenvolvimento e comercialização de borracha natural derivada da guaiúle e gere atualmente uma quinta de investigação com 113 hectares, uma fábrica-piloto de bio processamento e várias parcerias de produção com agricultores locais e tribos indígenas americanas. A Bridgestone está a trabalhar para educar os produtores locais sobre técnicas agrícolas e de irrigação inteligentes do ponto de vista climático, para os ajudar a adaptarem-se às dificuldades atuais causadas pelas mudanças ambientais, com o objetivo de plantar mais de 10.000 hectares de guaiúle antes do final da década.

No início de 2022, a Bridgestone anunciou a sua INICIATIVA EVERTIRE centrada na reciclagem de pneus no final da sua vida útil para criar novos pneus. Através deste esforço global, a empresa está a trabalhar com parceiros no codesenvolvimento de tecnologias de reciclagem de pneus. Um exemplo disto é o bio processamento de pneus em fim de vida através de um processo de fermentação. Os materiais resultantes deste processo são adequados para a reutilização no fabrico de pneus novos.

Possibilitar o Futuro Autónomo e Elétrico

A solução Bridgestone Smart Corner é uma demonstração da capacidade de melhorar o desempenho, conforto e eficiência dos veículos elétricos e autónomos, maximizando ao mesmo tempo a vida útil dos pneus e molas pneumáticas.

A solução combina pneus Bridgestone premium e molas pneumáticas Firestone Airide (anteriormente Firestone Industrial Products) que são concebidas especificamente para aplicações em veículos elétricos e autónomos. A solução Smart Corner utiliza sensores embutidos, ligados à nuvem, tanto nos pneus como nas molas pneumáticas, permitindo à Bridgestone fornecer informações em tempo real e preditivas que elevam a segurança, eficiência e produtividade. O Bridgestone ENLITEN EV Concept Tire é construído com novos materiais que são tanto renováveis como energeticamente eficientes, reduzindo a resistência ao rolamento para aumentar a autonomia, ao mesmo tempo que satisfaz as exigências de cargas mais elevadas e resistência ao desgaste associadas aos VE.

O ENLITEN EV Concept Tire é emparelhado com o Firestone Airide Concept EV Airide Springs, concebido como parte do sistema integrado de suspensão do pneu para otimizar a eficiência e a qualidade de condução. Esta mola pneumática ligada digitalmente adaptar-se-á a cargas dinâmicas e permitirá aos sistemas de suspensão ativa isolar ainda mais o ruído, vibração e dureza, maximizando ao mesmo tempo a segurança e eficiência sem comprometer o conforto de condução. A mola pneumática também permite o ajuste proativo da altura do veículo para maximizar a eficiência aerodinâmica, melhorar a acessibilidade do utilizador e a proteção dos componentes do piso inferior em ambientes urbanos e todo-o-terreno.

Tanto o ENLITEN EV Concept Tire como o Firestone Airide Concept EV Airide Spring possuem sensores integrados que recolhem dados de pressão do ar, temperatura e acelerómetro que, quando combinados com a tecnologia de análise de dados da Bridgestone, podem informar sistemas nativos de veículos com estimativas em tempo real da carga em curva, condições da superfície da estrada e as capacidades de desempenho do pneu e da mola. Estas perceções digitalmente ativadas conduzem à sensibilização e ação para maximizar a segurança em veículos elétricos e autónomos, ao mesmo tempo que permitem às soluções de mobilidade da Bridgestone antecipar as necessidades dos veículos e ligar diretamente os clientes a serviços que aumentam a produtividade e conveniência, prolongam a vida útil do produto, e proporcionam uma melhor sustentabilidade para o futuro de mobilidade sem emissões e neutro em carbono.

Capacitar o Proprietário do Veículo

A manutenção proativa é fundamental para assegurar a saúde, longevidade, ótimo desempenho e eficiência de um veículo. O Bridgestone Fleetcare combina os dados dos pneus aos sistemas dos veículos para automatizar ou capacitar os proprietários com o cuidado do respetivo veículo. Quer se trate de um único veículo pessoal ou de uma frota completa de veículos comerciais de entrega de última quilometragem, a solução de manutenção da frota integra-se perfeitamente nos sistemas de veículos para recolher dados para manutenção de rotina, necessidades de serviço, previsões de desgaste de pneus, e muito mais, numa única experiência online.

Os dados são interpretados para mostrar o estado das necessidades de cada veículo com antecedência e podem fornecer opções de serviço para resolver essas necessidades ao premir um botão. A solução de manutenção da frota está ligada a uma rede de fornecedores de serviços próprios, independentes e móveis e permite ao proprietário do veículo escolher quais os serviços a realizar dentro dos prazos. O pagamento digital é igualmente fácil, e todos os serviços podem ser conciliados através de uma única opção de pagamento ou da inscrição num serviço de subscrição de manutenção de veículos.

Esta plataforma permite às frotas serem mais produtivas, operarem de forma mais eficiente e económica, e a Bridgestone pretende trazer este nível premium, valor personalizado e serviço tanto para frotas como para um veículo apenas. A Bridgestone está a proporcionar uma nova experiência ao cliente através de soluções que ajudam a tornar os veículos e frotas de que dependemos mais eficientes, mantendo-nos ao mesmo tempo na nossa viagem.

A Visão da Mobilidade Sustentável da Bridgestone apoia o Compromisso E8 da Bridgestone que consiste em 8 valores semelhantes aos da Bridgestone, começando com a letra "E" (Energia, Ecologia, Eficiência, Extensão, Economia, Emoção, (Ease) Facilidade, e Empoderamento) para uma sociedade sustentável.

A Bridgestone estará em exposição no stand 5867 no West Hall do Centro de Convenções de Las Vegas. Os dias de imprensa do CES 2023 são 3-4 de Janeiro, 2023, e os dias públicos são 5-8 de Janeiro, 2023.

CES® é uma marca registada da Associação de Tecnologia de Consumo (CTA)®.

Sobre a Bridgestone na Europa, Médio Oriente, Índia e África

A Bridgestone na Europa, Médio Oriente, Índia e África (Bridgestone EMIA) é a Unidade Regional de Negócios Estratégicos da Bridgestone Corporation, um líder global em pneus e soluções de mobilidade sustentável.

Com sede em Zaventem (Bélgica), a Bridgestone EMIA emprega mais de 20.000 pessoas e conduz negócios em 40 países de toda a região.

A Bridgestone oferece um portfólio diversificado de pneus premium, tecnologias de pneus e soluções avançadas de mobilidade. A visão da empresa é fornecer valor social e ao cliente como uma empresa de soluções sustentáveis. O Compromisso Bridgestone E8 é um compromisso empresarial amplo e global que define claramente o valor que a empresa promete fornecer à sociedade, aos nossos clientes e às gerações futuras em oito áreas: Energia, Ecologia, Eficiência, Extensão, Economia, Emoção, Facilidade (Ease) e Capacitação (Empowerment). Estes fornecem uma bússola para orientar as prioridades estratégicas, a tomada de decisões e as ações em todas as áreas de negócio.